Mat Pilates

O Mat Pilates é um exercício voltado a força, flexibilidade e equilíbrio Quando praticado com freqüência fortalece a musculatura, melhora a postura, a respiração, define o corpo, auxilia no alongamento e consciência corporal. Outra vantagem é que ele permite definir os músculos sem um ritmo frenético de atividade. Conhecido também como “Contrologia”, o Mat Pilates é uma técnica de treinamento feita no solo (tal como diz o seu nome em inglês, mat = solo) com a utilização do peso do próprio corpo e equipamentos como tiras elásticas, bolas e pesos. Os movimentos são naturais e permitem o aumento de flexibilidade muscular, barriga mais definida, autocontrole emocional, ótima postura, articulações mais saudáveis, além de melhor capacidade de respiração e maior tolerância ao stress.

 

Com sua prática, o corpo ganha força e resistência sem ficar volumoso. Em poucos dias é possível notar as mudanças tanto anatomicamente como também nos resultados relacionados a agilidade e reflexo. O Mat Pilates promove o alinhamento da coluna melhorando a postura e até a respiração, pois durante os exercícios o aluno recebe instruções para manter a respiração correta.

 

A execução correta e eficaz dos movimentos depende de alguns princípios fundamentais como controle corporal (centralização e alinhamento), precisão, respiração e concentração. A cada aula de Mat Pilates com 60 minutos de duração, o aluno chega a gastar 400 calorias. A atividade pode ser praticada por qualquer pessoa a partir dos 12 anos de idade em qualquer nível de condicionamento. Até mesmo alunos que apresentam doenças cardiovasculares, ou doenças crônicas como diabetes, pressão alta e problemas na coluna podem praticar.

 

Benefícios do Mat Pilates:

 

pilates-footer